A importância das métricas no marketing digital

Ter dados que possam ser mensurados é fundamental para qualquer empresa. Com eles, você consegue comparar desempenho de campanhas e reduzir erros, tornando a comunicação ainda mais assertiva. Por isso, é importante saber interpretar métricas para, então, otimizá-las.

 

As métricas são dados imprescindíveis dentro da estratégia de marketing digital. Com elas, é possível analisar como o público está reagindo à comunicação, além de conversão em visitas no site ou vendas, por exemplo. Ou seja: para ter crescimento exponencial, é preciso mensurar resultados.

 

Porém, é preciso tomar cuidado. Uma má interpretação das métricas pode gerar ações erradas e, por consequência, resultados diferentes do que era esperado.

 

O Google Analytics, por exemplo, é uma ferramenta oferecida pelo Google, que tem como objetivo mensurar dados a respeito do seu site.

 

O número de visitantes, por exemplo, mostra quantas pessoas acessaram a página em determinado período. Além disso, é possível verificar de qual localização a pessoa acessou, além de dados como sexo e origem de tráfego.

 

A taxa de rejeição também é uma métrica fundamental para otimização de um site ou loja virtual. Com ela, é possível saber a porcentagem de pessoas que entrou no seu site e saiu com pouco tempo de navegação, sem entrar em outras páginas.

 

Já o Google Adwords também fornece diversos dados, e serve para que sua empresa analise o retorno que tem sobre o investimento em divulgação.

 

Nele, é possível saber o custo de cada clique e palavra-chave utilizada, através de métricas como CPM (Custo por Mil) e CPC (Custo por Clique).

 

Além disso, é possível também ter acesso ao Custo por Lead. A métrica é calculada com base no valor do investimento, cliques e leads gerados.

 

Por isso, é essencial que sua empresa faça reuniões periódicas para análise e tomada de ações para otimização. Somente desta maneira seu negócio alcançará os resultados desejados.

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